Objetivos


 

Destacamos entre os objetivos gerais deste grupo, que integra a Sub-rede Divulgação Científica da Rede Clima e o INCT de Mudanças Climáticas:

  1. Produzir artefatos de divulgação, comunicação e educação científicas (Revista Eletrônica, Media Lab, Oficinas Colaborativas, Instalações Artísticas, Curso de Pós-graduação) focalizando o tema das mudanças climáticas;
  2. Contribuir com a invenção de novos usos de imagens, palavras e sons na comunicação e divulgação científicas voltadas às mudanças climáticas, visando à politização das narrativas e a sensibilização efetiva da população;
  3. Mapear as configurações políticas dos conceitos de humano, cultura, natureza, ciência e política e seus efeitos sobre as pesquisas e as ações no campo da divulgação e comunicação científicas;
  4. Criar um diálogo plural a cerca do papel da comunicação e divulgação científicas no que concerne às mudanças climáticas, expondo a diversidade de análises que compõem, articulando as diversas áreas das ciências (naturais, exatas, humanas), artes, filosofia e conhecimentos populares;
  5. Avaliar os materiais produzidos junto aos pesquisadores da Rede CLIMA e públicos diversos;
  6.  Subsidiar o desenvolvimento de novas propostas metodológicas interdisciplinares no que concerne à ampliação de planejamentos e ações sobre comunicação e divulgações científicas;
  7. Gerar formas de pensar e problematizar a relação entre comunicação e divulgação científicas e a participação pública nos sistemas das ciências e tecnologias;
  8. Ampliar as possibilidades de troca entre diferentes grupos de pesquisadores ligados às universidades e às instituições de pesquisa, grupos que atuam fora das universidades com a temática ambiental, artistas que exploram as potencialidades de diferentes linguagens e professores da rede pública de ensino;
  9. Contribuir com a formação acadêmica de alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores das universidades envolvidas, ampliando as possibilidades de pesquisa e ação no campo da divulgação e educação científicas;
  10. Contribuir com a multiplicação de possibilidades teóricas para se pensar o público e a cultura, criando um diálogo plural, buscando maximizar criativa e criticamente tais conceitos;
  11. Potencializar a participação do público na configuração do conhecimento, algo considerado fundamental para a democratização dos saberes e artefatos científicos, tecnológicos e artísticos e culturais;

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